Conselho Antidrogas de São José promove II Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas

0
741

O Conselho Municipal Antidrogas de São José (COMAD) promoveu o II Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas na tarde da última sexta-feira (24), na Prefeitura de São José, na Avenida Beira-Mar.

Pela segunda vez, o evento foi realizado para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 25 de junho, com o intuito de abordar questões como a prevenção ao uso de drogas, socializar e divulgar as ações de prevenção em São José, além de verificar as estratégias do Município para garantir uma polícia de prevenção para os próximos anos

Para a presidente do COMAD, Eliane Magalhães Rosa, o trabalho de prevenção deve ser feito em conjunto, por isso o II Encontro reuniu servidores das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. “O nosso principal objetivo é capacitar os agentes comunitários de saúde para que eles possam identificar as pessoas e que não tenham preconceitos no tratamento do usuário de droga”, explicou Eliane.

Para abordar a prevenção de drogas e orientar os agentes de saúde, professores, assistentes sociais e servidores municipais, o médico psiquiatra Marcos Antônio Lopes fez uma introdução sobre drogas e as consequências. Em seguida, a psicóloga Jana Moraes Lopes, que é formadora nacional do projeto de prevenção do Ministério da Saúde, abordou as formas de prevenir o uso de drogas.

Após o debate, quando todos os participantes puderam expor opiniões, dúvidas e sugestões, três projetos do município com foco na prevenção foram apresentados durante o encontro.

Segundo a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, a finalidade do encontro é colocar no mesmo espaço várias entidades para discutirem o flagelo social que atinge milhares de famílias. “A Assistência Social tem um caráter psicossocial na intervenção, mas é preciso que toda a rede trabalhe junto”, pontuou Rita de Cássia.

Participaram também do evento o defensor Público Ronaldo Francisco, o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, o delegado federal Ildo Rosa e o chefe de gabinete Lédio Coelho, representando a prefeita Adeliana Dal Pont.

Comentários

Comentários