Equipes trabalham na instalação da parte flutuante do trapiche da Ponta de Baixo

0
957

Faltando 10 dias para a inauguração da obra de revitalização da praia da Ponta de Baixo, as equipes contratadas trabalham para fixar o trapiche flutuante à estrutura fixa de 77 metros. Com cerca de 36 metros de comprimento, a parte flutuante foi entregue nesta quarta-feira (8) e a instalação final depende das condições marítimas. Iniciada em fevereiro, a obra de revitalização do Balneário Guararema será entregue para a comunidade no dia 18 de junho.

Com 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, o trapiche foi construído com concreto e PVC para garantir a durabilidade e segurança do equipamento, que poderá receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar a vida dos pescadores, que terão um espaço exclusivo para guardarem os barcos de pesca.

Durante esta semana, estão sendo realizados trabalhos de jardinagem no entorno, com o plantio de mudas de podocarpus, clúsia fluminensis, dianela e rasteirinhas lampranthus. O objetivo é deixar o acesso ao trapiche ainda mais bonito e aconchegante.

Em paralelo aos detalhes finais da obra, foi iniciada a limpeza na faixa de areia da praia, onde será montada uma quadra de vôlei. Além da arborização nos canteiros, que receberam iluminação de baixo para cima, estão sendo instalados bancos, lixeiras e equipamentos que compõem a academia ao livre para a prática de atividades físicas. A rampa de acesso para as embarcações também já foi finalizada.

Na orla foi construído um deck de 150 metros de comprimento e 2,5 metros de largura na extensão da faixa de areia, com recuo para embarque e desembarque de transporte marítimo. Novas calçadas foram instaladas ao longo da orla e uma passagem elevada, respeitando as normas de acessibilidade, com pavimentação em paver e muretas para garantir a segurança de pedestres.

O pedido de reforma do espaço foi apresentado por moradores do bairro em audiências e no projeto Fala, São José! e, no dia 17 de março, a prefeita Adeliana Dal Pont e o superintendente da SPU/SC, André Ricardo de Souza, assinaram a cessão de uso da área da Ponta de Baixo para a construção do trapiche do Balneário Guararema.

A iluminação pública também faz parte da revitalização e o local ganhou novos postes com lâmpadas de LED para iluminar o espaço, que foi totalmente revitalizado com o intuito de proporcionar qualidade de vida aos cidadãos josefenses, além de fomentar o turismo e a gastronomia, gerando empregos e renda para o município, e incentivar a prática de esportes náuticos e a pesca.

Comentários

Comentários