Estaqueamento atinge 60% do elevado do Rio Tavares

0
1021

Já está sendo construído o quinto dos nove vãos de estaqueamento de madeira que serão suporte do escoramento da estrutura do elevado do Rio Tavares. O terceiro desses vãos já recebeu a estrutura de cimbramento, ou seja, a fixação das bases de concreto armado. Após a finalização do cimbramento do terceiro vão estaqueado, será iniciada a montagem das formas para concretagem.

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, Rafael Hahne, fizeram na manhã desta terça-feira (14) a visita semanal à obra e elogiaram o andamento dos trabalhos, que vem mantendo ritmo constante. A visita semanal é uma determinação do prefeito para que se garanta a entrega do elevado ainda em 2016. O elevado tem o objetivo de diluir o trânsito no maior gargalo do Sul da Ilha.

A estrutura terá 220 metros de extensão e fará a ligação entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. Serão 12 pilares, cada um deles com oito estacas (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.

Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas, com investimento de R$ 15 milhões para a obra e R$ 17 milhões para as desapropriações.

 

Comentários

Comentários