Estudantes são premiados com passeio educativo à Fortaleza de Anhatomirim

0
654

Os alunos do 2º e 3º anos da Escola de Educação Fundamental Califórnia, localizada no bairro Forquilhas, tiveram a oportunidade de conhecer a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. O passeio foi oferecido pela Concessionária Autopista Litoral Sul como premiação pelo melhor trabalho no Programa de Educação Ambiental do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Os 30 estudantes ganhadores fizeram a travessia marítima de escuna, saindo de Governador Celso Ramos, para um dia de aprendizado acompanhados por professoras da escola. Participaram de brincadeiras educativas dentro da embarcação e da visita guiada para conhecer a história da fortaleza, construída entre 1739 e 1744, como a principal fortificação de um sistema de defesa, hoje é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A diretora da EEF Califórnia, Denise Dias Alberton, afirma que o passeio foi um sucesso. O grupo pode ver de perto locais como a prisão, os canhões, exposição de fotos, construções centenárias e fizeram também uma trilha. Segundo Denise, o trabalho vencedor apresentou um estudo sobre as questões ambientais, envolvendo o destino do lixo, com reciclagem, reutilização de materiais, redução da sua quantidade no planeta. Também foram feitas reflexões sobre o trânsito e confeccionadas maquetes e brinquedos com materiais reutilizáveis.

A professora Claudia Phelippe aponta a importância das atividades de Educação Ambiental, destacando a proximidade com a obra. “Assim os alunos podem conhecer o projeto do Contorno Viário nas suas particularidades. Estão atentos ao que acontece próximo à realidade em que vivem e também os cuidados que precisam ter com o trânsito, zelando pela segurança ao trafegar nas ruas, assim como a respeito das ações da empresa com o meio ambiente para realizar trabalhos de compensação das alterações ocasionadas à natureza”, avalia.

O trabalho de Educação Ambiental é desenvolvido pela equipe de Meio Ambiente da Autopista e pela empresa terceirizada Avistar Engenharia. As ações e projetos abordam temas relacionados às obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, Segurança no Trânsito, Meio Ambiente, Reciclagem e Fauna, destinadas aos alunos do Ensino Fundamental de oito escolas da região que abrange o traçado da nova rodovia.

Comentários

Comentários