Floripa lança novo edital para retomada das obras do BRT

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A Prefeitura de Florianópolis lançou, nesta terça-feira (20), o novo edital de licitação, na modalidade concorrência pública, para contratação de empresa ou consórcio que ficará responsável pela construção de parte do trecho Sul do corredor exclusivo do “Rapidão”, sistema de ônibus BRT, que faz parte da implantação do anel viário no entorno do Maciço do Morro da Cruz. O contrato foi orçado em quase R$ 31 milhões, sendo os recursos oriundos de financiamento da Caixa Econômica Federal (CAIXA). O prazo para a execução dos serviços é de dois anos.

O lançamento do novo edital decorreu da rescisão no mês de dezembro do contrato que a administração municipal havia firmado em maio de 2016. O novo contrato vai priorizar as obras nas duas áreas do trecho Sul que no momento estão livres de desapropriações. Trata-se de uma extensão de 1,3 km dos 300 metros que antecedem o trevo da Dona Benta, na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, na Trindade, à rótula da Eletrosul, entre a Rua Deputado Antônio Edu Vieira e a Avenida César Seara, no Pantanal, e outra de 1,9 km, do Armazém Vieira, entre a Rua Deputado Edu Vieira e a Avenida Prefeito Waldemar Vieira, no Saco dos Limões, e a saída Sul do Túnel Antonieta de Barros. Ao todo, elas somam 3,2 km.

O Rapidão

A implantação do anel viário é tida como a maior intervenção de mobilidade urbana focada no transporte público coletivo da história da Capital. Até agora, foi executado parte do que estava previsto para o primeiro e o segundo segmentos do trecho, nas proximidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No primeiro segmento, correspondente aos 300 metros que antecedem o trevo da Dona Benta, na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, na Trindade, 200 metros da nova pista, de concreto, está parcialmente pronta, uma vez que ainda será feito alargamento de faixa e construída estação dupla de embarque e desembarque, entre outras benfeitorias. Já no segundo segmento, de aproximadamente mil metros entre o trevo da Dona Benta e a rótula da Eletrosul, na Rua Deputado Antônio Edu Vieira, já foi concluída a drenagem e a terraplenagem para a construção da nova pista.

O trecho Sul do anel viário vai dos 300 metros que antecedem o trevo da Dona Benta, na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, na Trindade, até a entrada do Terminal de Integração do Centro (TICEN), via Pantanal. Para a execução de todo o anel viário, está previsto um investimento da ordem de R$ 162 milhões, valor que será financiado em sua totalidade pela CAIXA. Serão 17 quilômetros de sistema “Rapidão” com estações centrais, ladeado de uma pista com duas faixas nos dois sentidos, bem como de passeio e ciclovia – os quais serão revitalizados e implantados nos locais onde não houver, além de novas interseções nas interferências com o sistema viário local.

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