Mais de 4 mil idosos participam da Festa dos Avós nesta semana

0
763

Mais de 4 mil idosos estão participando da Festa dos Avós (Fesavós) durante esta semana no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Avenida Beira-Mar de São José. O evento é organizado pela Associação de Voluntários Josefenses de Ação Social (AVJAS), em parceria com a Prefeitura de São José, em homenagem ao Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho.

A prefeita Adeliana Dal Pont participou, na tarde da última segunda-feira (20), da abertura da programação que segue até sexta-feira (24), sempre das 13h às 17h. Na ocasião, a prefeita lembrou que os idosos de São José são privilegiados pelos atendimentos e atividades oferecidas do CATI. “É com muito prazer que, mais uma vez, estamos aqui para dar as boas-vindas a todos vocês. Parabéns pelo Dia dos Avós e aproveitem a festa que foi preparada com muito amor e carinho”, ressaltou Adeliana.

Este ano, a temática da Fesavós é de festa junina. Pinhão, quentão sem álcool, bergamota, cachorro-quente, bolo de milho e muita música animam as tardes das pessoas da terceira idade que participam dos grupos de idosos de São José e das atividades do CATI.

A coordenadora do CATI, Vanessa Silva Machado, ressaltou que além de homenagear os idosos que são avós, a festa proporciona lazer, recreação e convivência em sociedade com pessoas da mesma idade. “É muito importante eles estarem nesse convívio para se manterem ativos, desenvolvendo o corpo e a mente”, explicou Vanessa.

Há 23 anos, a AVJAS qualifica e prepara os coordenadores voluntários e acompanha os grupos de idosos e, nos últimos oito anos, com o apoio da Prefeitura de São José, a associação começou a produzir fraldas geriátricas para doar aos acamados do município que necessitam. Em 2015, 31 mil fraldas foram produzidas por voluntários e, este ano, 12 mil fraldas já foram confeccionadas.

A presidente da AVJAS, Zélia Guimarães Ferreira Laurentino, afirmou que a associação está muito feliz devido à parceria com a administração municipal, que permite a realização deste evento para as vovós e vovôs de São José. “A festa valoriza os idosos, que muitas vezes são discriminados pelas próprias famílias”, pontuou Zélia.

Durante a Fesavós, a dona Maria da Graça Siqueira, de 60 anos, afirmou que é muito bem tratada pelas professoras e que as atividades do CATI fazem bem para a saúde dos idosos. “Às vezes, nem os nossos próprios filhos se lembram de nós, mas aqui nós somos bem cuidadas e recebemos muito carinho”, afirmou a dona Maria.

Segundo a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, o evento contribui para que a pessoa da terceira idade não se isole da sociedade. “Os serviços de convivência para o idoso faz parte da Assistência Social e esses encontros promovem mais qualidade de vida”, salientou Rita de Cássia

Comentários

Comentários