Saúde realinha lista de medicamentos oferecidos

0
586

A formalização da parceria com a BMJ (British Medical Journal) permitiu à Secretaria de Saúde de Florianópolis a readequação da lista de medicamentos oferecidos pela rede de saúde da Capital. Isso porque o acesso à base de dados de evidências clínicas, como o BMJ Best Practice, e a implantação do Pack Brasil (Kit de Cuidados em Atenção Primária) permitem a atualização das melhores práticas e uso dos medicamentos mais adequados aos tratamentos.

Desta forma, medicamentos com os quais muitos pacientes já estão acostumados – mas que não necessariamente são os mais indicados de acordo com as pesquisas mais recentes – serão retirados, aos poucos, de circulação. Um deles, por exemplo, é o ibuprofeno solução oral. Como seu uso deve ser feito com restrições, o recomendado é que as primeiras escolhas para prescrição sejam o paracetamol ou a dipirona.

Profissionais de todas as unidades de Atenção Primária em Saúde receberam o informativo produzido pela Assistência Farmacêutica e pela Comissão de Farmácia e Terapêutica. Esse trabalho, que já era realizado pela CFT, foi reforçado com as atuais parcerias.

O material contém todas as informações necessárias, de forma bem prática e didática, sobre as alternativas terapêuticas. No caso de dúvidas, a base de dados da BMJ (http://bestpractice.bmj.com), artigos da revista The BMJ(http://www.bmj.com/thebmj), e do Centro Cochrane do Brasil (http://www.cochrane.org/) podem ser consultados.

Comentários

Comentários