Spoga+gafa 2016 revela tendência para a área externa: cores, diversão e muito verde

0
701

A felicidade é verde e é isso que mostra a spoga +gafa 2016, feira de jardinagem e design de exteriores da Europa, que acontece de 4 a 6 de setembro em Colônia, na Alemanha. Como evento líder do setor, é responsável por apontar tendências e revelar os lançamentos das principais marcas de design do mundo. São dois mil expositores de diversos países antenados com o que há de mais moderno no mundo da jardinagem e decoração para áreas externas de lazer. O Brasil será representado pela Tramontina e Redes Santa Luzia, que ainda terá uma comissão técnica de mais de 100 profissionais e empresários em visita. A spoga+gafa é uma realização da Koelnmesse, há mais de 90 anos uma das maiores promotoras de eventos no mundo.

Muita cor e diversão na concepção do décor é o que será mostrado durante a spoga+gafa 2016. Cada vez mais no mundo as pessoas consideram seus recantos externos, como sacadas e terraços, seus locais preferidos e mais revigorantes à sala de estar, segundo uma pesquisa feita pela MedUni de Viena*. Isso porque é onde se relaxa, tem-se o contato com a terra plantando e colhendo ou mesmo para reunir amigos e fazer um belo churrasco. E quanto mais elementos naturais estão presentes, maior é o fator de relaxamento. Seguindo esta linha, os animais invadem novamente os espaços ao ar livre nas estampas e também no estilo de vida. No design, o destaque vai para o pop, lúdico e divertido. Apesar do estilo fun as formas seguem clássicas e o look modern country chega com tudo. As cores que não vão ficar de fora são tons de cinzas e metálicos, e para a churrasqueira, a pedida é a multifuncionalidade.

Tendências Top 2016/17: É hora da diversão
Camisetas com estampas de HQ, meias com babadinhos, blusas com laços ou vestidos florais. A moda traz um clima doce de inocência e positividade e, com o mesmo tom brincalhão, a temporada de verão 2016/17 apresenta sua coleção de móveis para áreas externas. Designs charmosos, em parte até engraçados e, se possível, em cores berrantes, serão os destaques da feira. As opções vão desde sofás em módulos, que podem ser combinados à vontade e em cores variadas, até guarda-sóis com “cobertura de chocolate”. Cadeiras, poltronas e cia. aparecem com um ar delicado e leve, pois fazem uso de cintas, bases estreitas ou uma aparência reticulada, e com isso surgem visuais transparentes, em filigrana. Imagens divertidas de animais estampam almofadas e acessórios e os florais complementam a tendência lúdica. Tudo é permitido. O negócio é trazer bom humor para a sacada e o terraço dos lares e, porque não, também fazer sorrir!

Modern Country leva a harmonia para áreas externas
Do divertido à calmaria da natureza e à tranquilidade que a vida no campo promete. Esta é a tendência Modern Country, para quem procura um estilo aconchegante e confortável no mobiliário. Nesta linha, muitos expositores estão unindo tradição e modernidade bem como natureza e arte, formando um conjunto bem harmônico. O foco está no uso de fibras e madeira teca buscando formas mais delicadas e reduzidas. Tons suaves e naturais emanam a calma e os acessórios chamam a atenção com detalhes fofos como lacinhos.

A redescoberta dos clássicos
Nesta próxima temporada as marcas levam o clássico para o lado de fora com reedições de clássicos famosos da história do mobiliário. Por um lado, ícones de sucesso do design ganham uma nova interpretação ou edição. Por outro, as marcas redescobrem as formas clássicas para móveis de jardim, por exemplo, como a cadeira de praia dobrável, que agora conquista novamente o palco ao ar livre em versão mais elegante. Além disso, visuais tradicionais da mobília interna estão chegando à área externa. As opções vão desde o típico sofá anos 60 até o formato convencional de cadeira escolar.

Tendências de cores: taupe encontra o metálico
Na maquiagem, na moda ou no estilo de morar o taupe é o must have e não é de hoje. Isso também se aplica para a sacada e o terraço. Esta cor natural e quente é atemporal e discreta e, por isso, faz um par excelente com o verde da natureza. O visual dá a sensação de atemporalidade nobre, mas nunca de forma monótona. Sua versatilidade o faz ir bem com os elementos badalados de decoração pop e cores fortes nas almofadas. Na spoga serão vistas inúmeras variações: cinza, marrom e bege que estão em alta. O badalado look metálico também encontra a área externa, principalmente em móveis auxiliares e acessórios que chagam em tons de cobre, dourado e prata.

Churrasco 2016: totalmente multifuncional
O churrasco ao ar livre não poderia ficar de fora! Mas também, nada de monotonia. As tecnologias tornam-se cada vez mais sofisticadas. Já é possível defumar, torrar, cozinhar e assar ao ar livre. Porém, pensando nos espaços que estão cada vez mais reduzidos nos lares, os fabricantes apresentam churrasqueiras multifuncionais, que reúnem tudo em um modelo só. Além disso, equipamentos compactos de alta qualidade para o morador urbano não precisar abdicar do prazer do churrasquinho. Além da churrasqueira em si, a criatividade se apresenta nos acessórios. A moda mais recente: acessórios para waffles e sanduíches, termômetros inteligentes e louça especial, que recria todo um mundo do churrasco. Simultaneamente, as marcas conectam aplicativos especiais para churrasco com as redes sociais mais usadas, de modo que experiências culinárias podem ser compartilhadas diretamente com amigos.

Equipamentos de jardinagem: conforto inteligente e conectado
Produtos de uso confortável e de fácil manuseio, como robôs cortadores e equipamentos sem fio continuam especialmente populares entre os visitantes da spoga+gafa. Os modelos se destacam com uma combinação entre potência e facilidade de manuseio. Além disso, oferecem formas ergonômicas otimizadas, que favorecem o trabalho do usuário. Para conquistar jovens apaixonados por tecnologia para a jardinagem, os expositores apostam cada vez mais em funções inteligentes. Assim, por exemplo, é possível cortar a grama através de um aplicativo, independente de onde o usuário esteja no momento. O corte autônomo da grama também já é realidade. O aplicativo avalia os dados climáticos locais e a máquina decide de modo independente quando é a melhor hora de iniciar o trabalho.

Para a edição de 2016, são esperados mais de dois mil expositores na feira provenientes de mais de 60 países, que ocuparão nove pavilhões do centro de exposições de Colônia, um total de 225 mil metros quadrados. Todo este espaço será dividido em quatro segmentos:

garden living Móveis e equipamento para jardim, decoração, esportes e brinquedos, camping e lazer, que compõem o maior segmento de ofertas da spoga+gafa. O garden living ocupa os pavilhões 1 a 4, 5.2, 9 e 10.1.

garden creation & care Aqui o verde vivo que dita as regras e toma conta dos pavilhões 4, 5, 5.1 e 6. Há a possibilidade de comprar suas plantas na Landgard, bem como conhecer tudo sobre plantas, flores, bioquímica e terra na “Alameda das Plantas”. O pavilhão 6 abriga produtos relacionados a máquinas, ferramentas e acessórios, equipamentos de jardim e novidades em tecnologia hídrica e de iluminação.

garden bbqTodo o mundo do churrasco se encontra no pavilhão 7. Os visitantes podem conferir uma mostra extensa de produtos tecnológicos e de design para a arte de fazer churrasco em áreas externas da casa.

garden unique As grandes marcas de luxo para móveis e decoração de áreas externas estarão presentes no pavilhão 10.2 da spoga+gafa, que este ano ganhou mais expositores e se torna um espaço de grande expressão dentro da feira. Fornecedores premium e de alto padrão formam uma seleção para os gostos mais refinados. Marcas como Dekovries, Kettler, Sieger e Stern são presença garantida neste setor.

TAG DES GARTENS’ (DIA DO JARDIM) – Pelo segundo ano o “Dia do Jardim” ganha corpo e acontece em dois espaços diferentes durante os dias 3 e 4, antes da abertura da feira para visitantes profissionais nos dias 4 a 6 de setembro. É a oportunidade para os consumidores finais também se inspirarem no mundo da jardinagem. O Pavilhão 8 e o Rheinpark ao ar livre estarão abertos com uma mostra preparada por profissionais que dão sugestões de ambientes e criação de jardins. Além da mostra de design, haverá também workshops para jardineiros amadores, jardins temáticos, show de churrasco e muito verde. Destaque para a competição da STIHL TIMBERSPORTS SERIES® com os melhores lenhadores esportivos da Alemanha, uma diversão à parte.

Unique youngstar 2016 Quatorze jovens designers e estudantes de 13 países foram selecionados no concurso unique youngstar para apresentar protótipos e ideias para o tema Outside living. Os finalistas foram avaliados pelos critérios de conceito global, autonomia do design, qualidade conceitual e visionária, funcionalidade bem como qualidade da apresentação. Os vencedores de 2016 serão conhecidos no primeiro dia da spoga+gafa e ganharão prêmio em dinheiro, além de poderem expor seus trabalhos na feira e apresentá-las para o mundo inteiro.

A spoga+gafa 2016 estará aberta a visitantes profissionais nos dia 4 e 5 de setembro das 9h às 18h, e no dia 6 de setembro das 9h às 17h. Para mais informações visite www.spogagafa.com.

O Tag Des GartensDia do Jardim 2016 estará aberto para consumidores finais e visitantes profissionais dias 3 e 4 de setembro, das 9h às 18h. Para mais informações visite www.tagdesgartens-koeln.com.

spoga+gafa 2016 no Facebook: www.facebook.com/spogagafa

spogafa_2015 (1)


Koelnmesse – Global competence em mobiliário, decoração e design
A Koelnmesse é líder global na organização de feiras temáticas de mobiliário, decoração e design de interiores. No Centro de Exposições de Colônia acontece a feira líder imm-cologne, assim como a LivingKitchen, ORGATEC, spoga+gafa, interzum e Kind + Jugend. São feiras que concentram os principais players dos mercados mundiais para o setor. Nos últimos anos, a Koelnmesse completou seu portfólio de feiras inserindo-se nos principais mercados internacionais em crescimento no mundo e promove a feira China International Kitchen and Bathroom Expo (CIKB) em Shangai, a furniPRO Asia em Singapura e a Pueri Expo em São Paulo, no Brasil.

Comentários

Comentários